sexta-feira, 19 de abril de 2013

It- uma obra prima do medo



It-Uma obra prima do medo
Pennywise018

“Vocês têm um sabor muito melhor quando estão com medo…”
Imagine se deparar com esta frase sendo dita por um palhaço psicótico para um grupo de crianças no meio de um filme da década de 90? Pois é… É exatamente isso que acontece no meio do filme “IT – Obra Prima do Medo” (1990)  - E este foi o filme escolhido para o post de hoje, então GOGOGO!
IT – Obra Prima do Medo  gira em torno de uma promessa que 07 amigos fizeram 30 anos antes. Ive mas como assim? Calma, calma. Acontece que lá em Derry (a cidade do filme) existia um demônio que atormentava os cidadãos sequestrando e matando criancinhas! Só que este demônio era meio ninja. Ele não ficava aparecendo o tempo todo – Ele aparecia, se alimentava, sumia sem deixar rastros e aparecia anos depois para se alimentar novamente. Não entendeu nada, não é?  Vou explicar melhor…
O filme começa com a morte de mais uma criança, neste momento Mike Hanlon(Tim Reid),  o bibliotecário percebe algo que ninguém havia percebido e resolve fazer uma ligação. Ele liga para Bill Denbrough (Richard Thomas), e é ai que o filme começa a ganhar forma pois a partirdo telefonema de Mike, a história da infância dos garotos começa a ser contada e os mistérios da cidade passam a ser revelados. Mike liga não só para Bill, mas liga também para Ben (John Ritter), Beverly (Anette O’Toole), Eddie (DennisChristopher), Richie (Harry Anderson), e Stan (Richard Masur) –  1234, 5, 6, 7… Sim! Os sete amigos que falei no inicio!
Pennywink_by_djnecrOphelia
O filme se torna uma colcha de retalhos, pois a partir do momento que Mike faz a ligação para cada um deles, eles vão relembrando da época que viviam em Derry e as suas histórias pessoais com A COISA. Esta coisa é basicamente um demônio que vive no esgoto da cidade e que pode adquirir a forma do que quiser, seja algo para atrair, ou algo que a criança tem medo, seja um palhaço, um lobisomem, uma velhinha… Bom, o objetivo de Mike ao ligar não é fazer cada um relembrar o passado, e sim, lembra-los da promessa que fizeram: “Proteger o mundo da devastação, unir as pessoas de nossa nação” (não, essa dai foi em pokemon), a promessa deles foi: voltar para destruir a coisa se ela não tivesse morrido. Isto porque 30 anos antes, quando eles ainda tinham na média de uns 12 anos eles decidiram destruir o palhaço Pennywise (SIM! O PALHAÇO DIABOLICO SE CHAMA PENNYWISE) que atormentava a cidade, o palhaço sumiu, e eles prometeram que se algum dia ele voltasse, eles juntos voltariam à cidade para destruí-lo novamente.
E então você se prepara para a parte mais FODA do filme: os adultos voltando para acabar com a coisa… EPA! Tem algo errado aê! Neste momento, se você for baiano - você fica ‘retado’! Pois nesta parte onde deveria haver ação, medo, sangue, sangue, sangue – o filme começa a ficar digamos que “arrastado”.  Você pensa: isso poderia ser tão melhor! Enquanto a primeira parte do filme são os fragmentos de memória dos personagens, eles atuam como crianças e as crianças tem como aliados: a ousadia, a liberdade e uma sincronia total entre elas. Mas os adultos parecem de certa forma deslocados. Ai você justifica: Ah poxa, mas passaram 30 anos… Sim, mas eles não parecem estar perdidos na situação e sim perdidos no filme de fato. (Por este motivo, a primeira parte do filme é muito mais gostosa de assistir do que a segunda).
É claro que isso não tira o brilho do filme… Seguindo com com o filme, cada um deles ao chegar na cidade, recebe as boas vindas do próprio Pennywise.  E o pior,  agora eles estavam crescidos, e divididos em: continuar vivendo suas vidas normalmente em outros lugares, ou permanecer em Derry para lutar contra um terrível demônio no esgoto que devorava criancinhas. Ah, outro detalhe bem trabalhado no filme é que a coisa mexia com os protagonistas, ela intensificava seus medos, suas inseguranças e brincava até com os problemas que eles desenvolveram durante a vida adulta e o espectador acaba acompanhando o crescimento de cada um dos personagens, as incapacidades, as formas como lidam com as coisas, as prioridades, os valores –  isso é bacana, cara!
Enfim, o final do filme, como era de se esperar, é todo trabalhado na luta final: As crianças de 40 anos x A Coisa – um demônio vestido de palhaço! Se vocês não gostaram da história, assistam pelo menos por causa do palhaço, é sério. Quem interpreta o palhaço é o Tim Curry! E ele como Pennywise está um DEUS! Conseguiu dar vida à ‘coulrofobia’!  No fim das contas, são 3 horas bem gastas, pelo menos para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário