quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Festivais chineses

Chun Jie - o Festival da Primavera,
chamado também de Ano Novo Chinês

Nian
O festival da primavera é o ano novo chinês, que ocorre normalmente no fim de janeiro ou em fevereiro, variando segundo o calendário lunar chinês. Ele é o festival mais importante e alegre na China, e tradicionalmente, a atmosfera festiva permanece por quase um mês. Hoje o festival é mais curto do que era, mas ainda há pessoas velhas que celebram como antigamente: todas as preparações são feitas com antecipação, os costumes durante o festival e as celebrações duram até duas semanas depois o festival.
A origem do Festival da Primavera Yuan Xiao Jie - o festival de lanterna 
No dia 15 de janeiro
Yuan Xiao JieO festival das lanternas é à noite do dia 15 de janeiro, em chinês ele é chamado de Yuan Xiao Jie - o festival de Yuan Xiao. "Yuan" significa aqui o primeiro mês do ano, "Xiao" significa "a noite", e "Jie" significa "o festival". O nome veio porque esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo. Nesta noite pessoas comem uma comida especial chamada de Yuan Xiao, ou podem participar de uma feira das lanternas, e decifram as charadas das lanternas. Em muitas áreas, nesta noite há também outras celebrações, como a dança do dragão, a dança do leão, a dança do tambor da paz, dança das pernas de pau, e diversos tipos de danças folclóricas.
Yuan Xiao é uma comida doce feita com arroz e diversos recheios, que podem ser a massa de feirão, de tangerina, de gergelim, de chocolate, etc. A comida pode ser cozida ou frita, ela se chama também Tang Yuan.
E as charadas das lanternas são charadas colocadas em lanternas, é uma diversão antiga que tem também sua história interessante. 
Há uma lenda entre o povo, contando que o dia 2 de fevereiro é o dia no qual o rei dragão no céu levanta sua cabeça. Porque o dragão é responsável pela chuva, depois deste dia, vai chover mais. Este dia se chama o Festival do Dragão da Primavera. Neste dia, os agricultores no norte se levantam bem cedo, vão pegar água do rio ou do poço, e fazer uma oferta em casa. As pessoas comem talharim, tortas fritas e pipocas. Comer talharim e tortas fritas é costume que "levanta a cabeça do dragão" e "come a vesícula biliar do dragão". Sobre o costume de comer a pipoca tem um dito: "o feijão de ouro flore, o rei dragão sobe no céu; acumula as nuvens e distribui a chuva, terá boas colheitas de tudo."
Sobre a origem do Festival do Dragão da Primavera, existe uma lenda no interior no norte na China.
dragãoFala-se que quando Wu Zetian, uma imperatriz, subiu ao trono do imperador, o Imperador de Jade* ficou muito bravo. Ele ordenou que todos os dragões parassem de dar chuva para o mundo humano por três anos. Pouco tempo depois, o rei dragão, que foi responsável pelo rio do céu, ouviu o choro das pessoas do mundo. Vendo que as pessoas morriam de fome, ele ficou preocupado que o mundo humano acabasse. Violando o pedido do Imperador de Jade, ele deu chuva para as pessoas.
Quando o Imperador de Jade ficou sabendo disso, ficou furioso. Ele mandou o rei dragão para o mundo humano, foi preso de baixo de uma montanha grande, e colocou uma tábua em cima da montanha. Estava escrito na tábua:
O rei dragão fez chover violando as regras do céu,
Deve ficar preso no mundo humano por mil anos;
Pode voltar ao palácio do céu,
Somente se o feijão de ouro florir.
Para salvar o rei dragão, as pessoas ficavam procurando o feijão de ouro, mas não foi fácil encontrar.
No ano seguinte, no dia 2 de fevereiro, as pessoas estavam trabalhando com as sementes de milho. De repente, elas perceberam que as sementes de milho pareciam "o feijão de ouro": se fritassem as sementes para que elas abrissem, seria "o feijão de ouro florindo". Assim todas as famílias fizeram pipocas em casa e fizeram ofertas de pipocas nos seus pátios.
Quando o rei dragão levantou a cabaça e viu isso, ficou sabendo que as pessoas o tinha salvado. Chamou o Imperador de Jade: "O feijão de ouro está florindo! Liberte-me!"
Ao ver que todas as famílias tinham ofertas de feijão florido nos seus pátios, o Imperador de Jade não teve outro jeito. Ele libertou o rei dragão e o deixou voltar para o palácio do céu, para continuar a ser responsável pelos assuntos de chuva para o mundo humano.
E o festival ficou, e também os costumes.

* O Imperador de Jade é o deus mais supremo no budismo e no taoismo, e tem controle sobre todos os deuses dos três mundos: o mundo humano, o mundo celestial e o mundo subterrâneo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário